Festival Cine73 anuncia curadores e encerra inscrições com 196 curtas-metragens de 24 estados brasileiros

A terceira edição do Festival Cine73 de Cinema Regional será realizada entre os dias 18 e 20 de setembro de 2025, na Vila de Caraíva (Porto Seguro, BA). Organizado pelo Caraíva Cineclube e pela Saruê Cultural, o festival reafirma seu compromisso com a promoção da cultura brasileira a partir do cinema independente, regional e autoral.

Neste ano, o festival recebeu 196 curtas-metragens inscritos, vindos de 24 estados do Brasil, com destaque para São Paulo (29), Bahia (27), Rio de Janeiro (22), Rio Grande do Norte (14), Ceará (13), Paraíba (12), Goiás (11) e Pernambuco (11). Essa diversidade geográfica revela a amplitude criativa que atravessa o país e fortalece o papel do Cine73 como plataforma de visibilidade para realizadores de diferentes territórios.

O resultado dos filmes selecionados será divulgado em 8 de agosto, e toda a programação será gratuita e aberta ao público.

As obras serão exibidas em três mostras temáticas, cada uma com curadoria especializada:

🔸 Mostra Identidade Negra
Curadoria: JV Santos
Diretor, roteirista e pesquisador, mestrando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se formou. Cofundador da Cafuné na Laje, atua em projetos de formação audiovisual em territórios periféricos. Nascido e criado na Penha (RJ), dedica sua trajetória à valorização de narrativas negras, fortalecendo identidades e promovendo representatividade.

🔸 Mostra Povos Indígenas
Curadoria: Ramon Raffaello
Cineasta, antropólogo, mestre e doutorando pela UFSB. Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Mídias e Arte (NUPOMAR), é co-diretor do premiado curta Memórias do Fogo de 1951, que destaca memórias indígenas em linguagem cinematográfica. Dirige o longa Naô Xohã (Espírito Guerreiro), em finalização, em parceria com a Xingu Filmes.

🔸 Mostra Regional 073
Curadoria: André Castro Neto
Cineasta, especialista em Literatura e Ensino da Arte, mestrando em Letras pela UNEB e coordenador do projeto CineLab Extremo Sul. Atualmente desenvolve a série Caubói Misterioso com a Rosza Filmes, explorando as narrativas do território baiano.

“Estou animado para receber na Mostra 073 filmes diversos de todo território sul e extremo sul da Bahia. Acredito que a municipalização das políticas públicas vai impulsionar isso”, afirma André (foto ao lado).

O Festival Cine73 é mais do que um evento de exibição, é um espaço de encontro, formação e celebração das múltiplas vozes da cultura brasileira. Com sessões de cinema, rodas de conversa, debates e palestras em escolas locais, o festival reforça seu compromisso com a democratização da cultura e a inclusão social.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine73: Inscreva-se até dia 11 de outubro

Regulamento de Inscrição – Festival Cine73 (3ª Edição)